Extensão e Cultura

• Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 12h02
  • Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 12h02

Extensão e Cultura

A Professora Drª. Midori Makino, do Campus Universitário de Salinópolis-UFPA, foi a convidada especial para participar da V Semana do Japão em Santarém, um evento de extensão promovido pela UFOPA e a Associação Nipo-Brasileira em parceria com a Consulado do Japão em Belém. O evento que busca promover a integração das culturas japonesa e paraense ocorreu no período de 27 de setembro a 1º de outubro deste ano na cidade de Santarém-PA.

A professora Midori ministrou no evento a oficina de Bon Odori, dança popular da cultura Japonesa anualmente celebrada em um festival de verão que exalta as lembranças e sabedoria dos antepassados.

Durante o Bon Odori são tocadas músicas tradicionais onde se cultiva o clima de gratidão, as danças são simples e remetem a movimentos do trabalho rural como o momento da colheita do arroz e o trabalho dos escavadores em minas.

O evento foi um sucesso, nas palavras da professora Midori “Eu fiz presencial porque não consigo imaginar os alunos no computador aprendendo os passos. Em 1h repassei 4 músicas e os alunos queriam mais, então repassei mais uma. As duas meninas na foto foram incríveis, até pareciam japonesas dançando!”

Confira algumas imagens da oficina: