Página inicial > Página inicial > Últimas Notícias > Professor do Campus é honrado com IJRULA Awards

Professor do Campus é honrado com IJRULA Awards

• Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 16h24
  • Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 16h34

O Prof. Dr. Thiago Rafael da Silva Moura, da Universidade Federal do Pará – Campus Salinópolis, Pará-Brasil, recebeu o prêmio de International Innovative Researcher of the Year: Innovative Researcher in Statistical and Computational Physics ( Pesquisador Inovador Internacional do Ano: Pesquisador Inovador do Ano em Física Estatística e Computacional, concedido pelo Rn. Abuthahir. S, presidente do Conselho Mundial de Pesquisa e pelos Conselhos Internacionais de Pesquisa United Medical Council e World Research Council. O prêmio foi cedido por suas pesquisas em Física aplicada à Medicina com cerne na construção de novas ferramentas para auxiliar no diagnóstico de transtornos invasivos do neurodesenvolvimento, especialmente o transtorno do espectro autista.

Segundo Moura, os transtornos do neurodesenvolvimento são classificados em específico e invasivo. O transtorno especı́fico é caracterizado por atrasos de desenvolvimento em uma área específica ou áreas especı́ficas, enquanto que o transtorno invasivo apresenta deficiências em funções básicas em múltiplos contextos que inclui a socialização e a comunicação. Os transtornos invasivos do desenvolvimento (TID) fazem parte do grupo de transtornos do espectro autista. O transtorno do espectro autista é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, não degenerativo, acompanhado de sintomas como atraso na comunicação verbal e não-verbal; resistência à mudança de rotina; interesses restritos e persistentes em relação a uma atividade, tópico, objeto, discurso, frases idiossincráticas, etc; anormalidades no contato visual e expressão corporal; dificuldades em iniciar e manter relações sociais. Os sintomas podem classificados como leve, moderado ou severo.

A possibilidade de desenvolvimento de modelos fı́sicos análogos para auxiliar no entendimento transtornos mentais, que possam viabilizar o desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico é o que motiva as nossas pesquisas.

Para o pesquisador, esta conquista não é individual, mas de todos que fazem parte Campus Universitário de Salinópolis-UFPA.

"É um privilégio poder pesquisar; é uma graça de Deus (graça é um favor que alguém faz a outro que não merece), o que podemos fazer é empregar esforço no sentido de conseguir  o melhor possível. Neste quesito me considero devedor. A glória, Deus não divide com ninguém, logo esta glória é dEle."

- Thiago Rafael da Silva Moura