Página inicial > Página inicial > Últimas Notícias > Servidor do Laboratório de Química Ensino do Campus Universitário de Salinópolis e seus colaboradores publicam no periódico científico internacional, Journal of Apicultural Research (Taylor & Francis)

• Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 17h29
  • Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 00h07

Informações sobre a composição mineral de geoprópolis produzida por abelhas nativas da Região Amazônica são de grande importância para a caracterização química deste produto na região. Nessa perspectiva, o servidor MSc. Jean Sanger Siqueira, do Laboratório de Química Ensino do Campus Universitário de Salinópolis e seus colaboradores desenvolveram o estudo intitulado “Determination of inorganic elements in geopropolis samples by inductively coupled plasma optical emission spectrometry” publicado no periódico científico internacional, Journal of Apicultural Research (Taylor & Francis).

O estudo foi orientado pela Profª. Drª. Kelly das Graças Fernandes Dantas (UFPA-ICEN) e contou com a colaboração dos pesquisadores Profª. Drª. Cleide Samara Tavares Mescouto (UFPA-Campus Salinópolis), Heronides Adonias Dantas Filho (UFPA-ICEN) e Dr. Giorgio C. Venturieri (EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL).

O estudo teve como objetivo determinar os teores de cálcio, cobre, ferro, potássio, magnésio, manganês, fósforo e zinco em 22 amostras de geoprópolis do Norte do Brasil por espectrometria de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente (ICP OES). As amostras de geoprópolis foram digeridas em forno de micro-ondas usando ácido nítrico concentrado e peróxido de hidrogênio e subsequente adição de ácido fluorídrico.

A exatidão dos procedimentos analíticos foi avaliada por determinação elementar usando material de referência certificado Poplar Leaves (GBW 07604), cujas recuperações dos elementos variaram entre 88% e 99% e não houve diferença significativa (p < 0,05) entre os valores determinados e certificados. A exatidão das medidas foi avaliada por testes de adição e recuperação e as recuperações variaram entre 93% e 118%.

Os resultados mostraram elevados teores de ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo nas amostras de geoprópolis. Análise de Componente Principal (PCA) foi realizada e os resultados mostraram que houve melhor separação e agrupamento das amostras em relação à região geográfica, indicando que a composição mineral da geoprópolis pode variar de acordo com as características da região.

Dessa forma, o estudo relatou pela primeira vez informações sobre a composição mineral de geoprópolis produzido no Norte do Brasil, que pode servir como banco de dados para a caracterização do produto nessa região.