Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Página inicial > Últimas Notícias > UFPA - Aluna do Campus de Salinópolis tem artigo científico publicado em Revista Internacional
Início do conteúdo da página
Notícias

UFPA - Aluna do Campus de Salinópolis tem artigo científico publicado em Revista Internacional

  • Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 17h41
  • Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 13h01

A aluna Alínia Rodrigues dos Santos do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo do Campus Universitário de Salinópolis e bolsista de iniciação científica PIBIC/INTERIOR, teve os resultados de sua pesquisa publicado em periódico científico internacional, Annali dell' Università di Ferrara (Springer). O trabalho intitulado “Exponential stabilization for porous elastic system with one boundary dissipationteve a orientação do Prof. Dr. Anderson de Jesus Araújo Ramos e contou com a colaboração dos professores: Dr. Dilberto Almeida Jr., Dr. Mirelson Freitas e Dr. Manoel Jeremias.

O artigo trata da estabilização de um sistema de equações diferencias parciais hiperbólicas que modelam diversos problemas envolvendo materiais elásticos porosos. Dentre eles destacamos o escoamento de fluidos em meios porosos, que tem sido objeto de pesquisa para importantes aplicações na indústria do petróleo, incluindo a extração de óleo em reservatórios, estudos de águas subterrâneas e etc. Uma das novidades é que as equações diferenciais estudadas neste trabalho não estão baseadas na lei de Darcy e sim na teoria linear de materiais elásticos com voids (espaços vazios) desenvolvida por Cowin e Nunziato.

Os resultados apresentados no artigo provam a existência e unicidade de solução e a estabilização exponencial do sistema com um único controle na fronteira do domínio. Para os autores este resultado representa um avanço na estabilização exponencial de sistemas elásticos porosos, pois anteriormente a estabilização exponencial era obtida apenas com controle interno.

Para o Prof. Dr. Anderson Ramos, o presente artigo, resultado de uma pesquisa com uma aluna de graduação, reforça a importância da participação de alunos do interior em programas de iniciação científica, além de enaltecer a pesquisa que está sendo desenvolvida no Campus Universitário de Salinópolis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página