Página inicial > Página inicial > Últimas Notícias > UFPA - Aluno do Campus de Salinópolis tem artigo científico publicado em Revista Internacional

• Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 21h00
  • Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 21h00

O aluno Samuel Sarmento de Jesus do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Salinópolis e bolsista de iniciação científica PIBIC/INTERIOR, teve os resultados de sua pesquisa publicado em periódico científico internacional, Zeitschrift für angewandte Mathematik und Physik - ZAMP (Springer), de classificação CAPES - QUALIS A2. O trabalho intitulado “Equivalence between exponential stabilization and boundary observability for piezoelectric beams with magnetic effect ” teve a orientação do Prof. Dr. Anderson de Jesus Araújo Ramos e contou com a colaboração dos professores Dr. Mirelson Freitas, Dr. Dilberto Almeida Jr. e Dr. Thiago Moura.

O artigo trata da estabilização de vigas piezoelétricas com efeito magnético. O trabalho teve como objetivo estudar o comportamento assintótico de um sistema de vigas piezoelétricas com efeito magnético, devido a inserção de dois controles atuando na fronteira do sistema. Os resultados apresentados provam a existência e unicidade de solução e a equivalência entre a estabilização exponencial e a observabilidade na fronteira do sistema, ou seja, os controles inseridos na fronteira são capazes de estabilizar exponencialmente a energia total do sistema independente de qualquer relação entre os coeficientes. Para os autores este resultado representa um avanço na estabilização exponencial de vigas piezoelétricas, pois antes deste trabalho, a estabilização exponencial era obtida apenas com controle interno na equação mecânica.

Para o Prof. Dr. Anderson Ramos, o presente artigo, resultado de uma pesquisa com aluno de graduação, reforça a necessidade e a importância da participação de alunos do interior em programas de iniciação científica, além de enaltecer o trabalho que vem sendo feito com os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Salinópolis. O artigo pode ser acessado neste link