Página inicial > Página inicial > Últimas Notícias > UFPA - Pesquisador do Campus Salinópolis tem artigo científico aceito em Revista Internacional

• Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 13h16
  • Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 14h10

O professor da Universidade Federal do Pará (Campus Salinópolis), Prof. Dr. Leandro Amador de Oliveira, em parceria com pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid e da Universidade Federal do Pará, teve artigo científico intitulado "Ergoregion instability of a rotating quantum system", aceito para publicação na prestigiada revista Physical Review D (Qualis A2).

Usando a analogia entre perturbações acústicas em fluidos quânticos e a descrição do campo escalar de Klein-Gordon em espaços-tempos curvos, os autores estudaram os modos naturais de oscilação (conhecidos como modos quase-normais) de um fluido quântico em rotação, o condensado de Bose-Einstein girante. Os autores estudaram a instabilidade de ergo-região deste fluido quântico girante em detalhes, para diferentes configurações do sistema.

Para o Prof. Dr. Leandro Oliveira, o estudo é importante, pois o mesmo verifica a existência de um tipo de instabilidade em fluidos quânticos em rotação, como um condensado de Bose-Einstein girante, semelhante a instabilidade que ocorre em espaços-tempos curvos (com ergo-região e sem um horizonte de eventos) da Relatividade Geral, conhecida como instabilidade de ergo-região.

O artigo está previsto para ser publicado no final do mês de Junho de 2018 no periódico Physical Review D e pode ser acessado aqui.