Artigo Científico intitulado "Asymptotic behavior of weakly dissipative Bresse-Timoshenko system on influence of the second spectrum of frequency", aceito na prestigiada revista alemã Zeitschrift fur Angewandte Mathematik und Mechanik (ZAMM).
O pesquisador da Universidade Federal do Pará (Campus Salinópolis), Dr. Anderson de Jesus Araújo Ramos, em parceria com pesquisadores do ICEN/UFPA, teve artigo científico intitulado "Asymptotic behavior of weakly dissipative Bresse-Timoshenko system on influence of the second spectrum of frequency", aceito na prestigiada revista alemã Zeitschrift fur Angewandte Mathematik und Mechanik (ZAMM).
Neste trabalho, os autores abordam um sistema dissipativo do tipo Bresse-Timoshenko, livre da anomalia física conhecida como segundo espectro de freqüência, de acordo com as importantes observações feitas por Elishakoff e estabelecem um novo resultado de decaimento exponencial. Eles provam que o amortecimento por atrito atuando no deslocamento vertical deste sistema é exponencialmente estável, independente da relação de igualdade entre as velocidades de propagação da onda. Este resultado é completamente diferente dos demais trabalhos disponíveis na literatura para o sistema Timoshenko com o mesmo amortecimento atuando no deslocamento vertical. Esta abordagem é fortemente inspirada em um resultado recente, devido a Almeida Júnior e Ramos, onde os autores justificaram do ponto de vista físico, um resultado clássico e pioneiro devido a Soufyane.
Para o Prof. Dr. Anderson Ramos, este resultado satisfatório representa mais um avanço do estudo desenvolvido pelo grupo de pesquisa GPAMNUM na intenção estabilizar exponencialmente os sistemas de vigas de Timoshenko livres do segundo espectro de frequência.