Página inicial > Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador do Campus Salinópolis tem artigo científico aceito em Revista Internacional

• Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 18h42
  • Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 18h52

O professor da Universidade Federal do Pará (Campus Salinópolis), Prof. Dr. Caio Filipe Bezerra Macedo, em parceria com pesquisadores do Instituto Superior Técnico - IST (Portugal) e do Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá), teve artigo científico intitulado "Orbital fingerprints of ultralight scalar fields around black holes", aceito na prestigiada revista Physical Review D (Qualis A2).

A maior parte do conteúdo material do Universo, cerca de 84,5%, é composta por uma forma de matéria diferente da que compõe a estrutura que conhecemos no nosso mundo. Tal forma de matéria, conhecida como matéria escura, interage principalmente através da interação gravitacional com a matéria usual, sendo este o canal principal para uma possível medida dos seus efeitos no nosso Universo. No artigo, é discutido efeitos da matéria escura nas órbitas das estrelas que se movem nos centros das galáxias, onde é possível uma acumulação considerável de matéria escura. O artigo também possui conexões com ondas gravitacionais, cuja detecção foi laureada com o Prêmio Nobel de Física 2017.

Para o Prof. Dr. Caio Macedo, o estudo pode servir de referência base para outros que virão discutir o mesmo tema, sendo um dos pioneiros a introduzir tratamentos de dinâmica de galáxias em órbitas de estrelas em tornos de buracos negros nos centros das galáxias. Além disto, os efeitos analisados podem afetar como as ondas gravitacionais são emitidas em tais cenários, gerando assinaturas características que podem ser detectadas com futuros observatórios de ondas gravitacionais.

O artigo está previsto para ser publicado no final do mês de outubro no periódico Physical Review D e pode ser baixado livremente através do link: https://arxiv.org/pdf/1710.00830.pdf

DCOM - Divisão de Comunicação
Campus Universitário de Salinópolis