Página inicial > Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Clube de Ciências - Salinópolis

Projeto Clube de Ciências - Salinópolis

• Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 19h49
  • Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2017, 20h05

RESUMO DO PROJETO DO CCSAL CAMPUS SALINÓPOLIS

O LABORATÓRIO DE ENSINO, LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS (LELTEC) possui internamente o Clube de Ciências da UFPA/CAMPUS SALINÓPOLIS (CCSAL). É um ambiente alternativo de ensino, popularização da ciência e aperfeiçoamento de professores de matemática e ciências. Nesse espaço, estudantes da educação básica participam de projetos de iniciação científica infanto-juvenil, sob orientação de grupos de monitores do projeto, estudantes das licenciaturas em Física, Matemática e áreas afins que, por sua vez, são orientados por professores do CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SALINÓPOLIS.

Com essa interação pretendemos contribuir positivamente para a educação científica de crianças e adolescentes e também para o desenvolvimento profissional de futuros professores de ciências e matemática da educação básica, ao vivenciarem uma prática antecipada à docência, de forma assistida, por professores mais experientes, e compartilhada com seus colegas de equipe. Por outro lado, as ações com os alunos constituem oportunidades para o desenvolvimento do senso crítico e responsabilidade sobre os problemas sócio-ambientais que enfrentam em suas comunidades. Esta proposta caracteriza as atividades do LELTEC e apresenta um plano para a melhoria da sua infraestrutura física, a fim de ampliar o número de sujeitos atendidos e implementar melhorias qualitativas nas atividades de iniciação científica e formação docente desenvolvidas no Projeto.

Área de Conhecimento:  Ciências Humanas, Exatas, Educação, Ensino-Aprendizagem

Coordenador do projeto: PROF. DR. CLEDSON SANTANA LOPES GONÇALVES