PAPIM- 2016

PAPIM 2016 - PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA

Titulo

SOROBAN: alternativa para desenvolver o raciocínio matemático

Objetivo Geral

Objetivo Geral: repassar o uso do SOROBAN/SOROBÃ para alunos com dificuldade de aprendizagem nas operações usuais da matemática, tanto quanto para os portadores de deficiência visual.

Objetivo Específico

- Selecionar bolsistas e voluntários;

- Repassar aos bolsistas e voluntários as regras básicas do uso do SOROBAN;

- Visitar escolas de ensino fundamental da rede municipal (Salinópolis) para expõe e convidar alunos para participar das oficinas;

- Produção de material didático;

- Realizar atividade de avaliação dos alunos participantes das oficinas quanto ao seu desempenho na matemática;

- Realizar workshop com todos os participantes dos eventos do projeto para troca de experiências;

- Apresentar relatório final do projeto.

Resultados Esperados

Treinar 5 (cinco) alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Salinópolis no manuseio do SOROBAN e produção do material didático, destes 2 serão os bolsistas do projeto e 3 ficarão como voluntários que em conjunto com o coordenador repassarão para os alunos de Escolas Públicas do Ensino Fundamental e que todos os 5 alunos participantes se tornem multiplicadores de uso do SOROBAN.

Ensinar a 30 alunos de Escolas Públicas do ensino fundamental do Município de Salinópolis o uso do SOROBAN, e que todos consigam melhorar o desempenho escolar.

Profa. Dra. Midori Makino

(midori@ufpa.br)